Veja como colocar grama sintética na terra – Dicas e passo a passo

como colocar grama sintética na terra
como colocar grama sintética na terra

Para aprender como colocar grama sintética na terra, você precisa considerar alguns aspectos técnicos e também visuais. Afinal de contas, a grama sintética é ótima para vários tipos de aplicações. No entanto, ela precisa ser bem desenvolvida a ponto de ser apropriada para determinadas aplicações.

Assim sendo, neste artigo você vai aprender algumas dicas e ideias de como colocar grama sintética na terra. Seja na área de festas, no quintal de casa ou ao redor da piscina. Continue lendo e saiba mais!

Relacionado
Onde se casar praia: opções que vão tornar sua cerimônia única!

Como colocar grama sintética na terra

Colocar grama sintética na terra não é um trabalho muito difícil. No entanto, você precisa considerar alguns aspectos importantes. Como por exemplo, você precisa considerar o tipo de grama para cada tipo de terreno e aplicação.

As gramas para pisar devem ser mais grossas, enquanto que as gramas apenas decorativas podem ser mais finas e mais “frágeis”. Além disso, fatores de drenagem e adequação do solo também são importantes.

Afinal, a grama sintética, por mais que seja muito resistente, precisa de um preparo muito caprichado. Caso contrário, a terra pode não ser adequada e você pode ver a sua grama sofrer furos na manta.

Veja 4 passos de como colocar grama sintética na terra:

  1. Preparo do terreno e alinhamento.
  2. Drenagem do terreno para colocar grama sintética.
  3. Coloque areia para assentar a grama.
  4. Desenrole a grama e faça os recortes/acabamentos necessários.

A seguir, entenda esses passos na prática.

Preparo do terreno e alinhamento

Antes de comprar grama sintética decorativa por metro ou rolo, você precisa considerar o preparo do terreno. Isto é, você precisa deixar o terreno caprichado para receber a manta de grama sintética. A capacidade de durabilidade e prolongamento da vida útil da grama sintética depende exclusivamente do tipo de terreno que você vai fazer.

Assim sendo, limpe bem a área onde a grama sintética vai ser instalada. Tire raízes, pedras e demais tipos de ranhuras que podem deixar o terreno em desnível. Se preciso for, considere colocar um pouco mais de substrato para garantir que a terra fique realmente adequada para a grama sintética.

Preferencialmente, coloque uma areia fina como forma de deixar a grama sintética mais confortável em cima do terreno. Mas não pode ser qualquer areia. Considere comprar uma areia mais fina e sem britas/pedras pontiagudas. Isso, além de furar a grama, pode machucar o pé.

Drenagem do terreno para colocar grama sintética

O segundo passo de como colocar grama sintética na terra é considerar uma drenagem do terreno. Isto é, você precisa garantir que a grama sintética não vá acumular água de chuva na sua superfície. Isso é muito importante, pois a água da chuva pode estragar a grama sintética e deixá-la com aspecto de envelhecimento precoce.

Quando você fizer o preparo do terreno com a areia, é importante garantir que a água tenha um escoamento adequado. Isto é, ela precisa correr para algum canto e, nas laterais, deve haver algum cano que permita a água correr para o bueiro.

É claro que a inclinação não precisa ser grande. Basta apenas uma queda com um ângulo suficiente para a água escorrer. Isso será mais do que suficiente para que a drenagem faça sentido e aconteça naturalmente.

Outra dica para fazer a drenagem correta da grama sintética, é fazer pequenos furos na lona da grama. Assim a água vai ter vazão para a terra. Mas esses buracos não podem ser grandes, ok?

Deixar água parada em cima da grama sintética não é interessante. Por mais que a grama seja durável, ainda assim, isso pode atrair fungos e até mosquitos da dengue. 

Coloque areia para assentar a grama

A grama precisa estar em um terreno confortável. Isto é, ela não pode ser instalada em qualquer superfície, uma vez que a manta emborrachada pode furar ou ficar com relevos. Esses relevos podem deixar a grama desconfortável para andar.

A melhor forma de resolver isso é colocando areia embaixo. A areia precisa ser fina e peneirada. A areia vai garantir que a grama fique mais “confortável” e possa se adequar ao ambiente com o tempo.

Desenrole a grama e faça os recortes/acabamentos necessários

Agora que você já sabe como colocar grama sintética na terra, basta desenrolar a manta por cima do ambiente e então fazer os recortes para os acabamentos. Isto é, você deve desenrolar a manta em cima do terreno para saber exatamente onde ela deve ser recortada ou não.

Se o ambiente tiver muitos objetos, basta fazer os recortes com um estilete. A manta da grama sintética corta facilmente e você não terá problemas com isso.

Melhor grama sintética para colocar na terra

Você sabia que existem muitos tipos de grama sintética para colocar na terra? Você pode escolher modelos variados para os mais diferentes tipos de projetos. O mais importante é escolher a grama certa para o seu projeto.

Veja alguns tipos de grama sintética para colocar na terra:

  • Grama sintética decorativa.
  • Grama sintética robusta e resistente.
  • Procure gramas sintéticas com proteção UV.
  • Grama sintética colorida para colocar na terra.

Grama sintética decorativa

A grama sintética decorativa é a mais comum para ambientes decorativos. Isto é, esse tipo de grama é muito indicada para quem precisa fazer canteiros ou ambientes de decoração. Basta aplicar a grama sintética e pronto, você terá uma área natural bem legal.

Grama sintética robusta e resistente

Se o seu objetivo é colocar grama sintética na terra em ambientes de convívio, como uma área de lazer, então ela precisa ser mais robusta. Isto é, a grama precisa ser resistente o suficiente para suportar as pessoas pisando em cima dela.

As gramas devem ser mais compridas e mais grossas. Bem como as gramas sintéticas para futebol. Elas suportam peso e não vão deteriorar.

Procure gramas sintéticas com proteção UV

Se o ambiente pega chuva e sol, então comprar uma grama sintética com proteção UV é bem importante. Afinal, é isso que vai garantir que a grama sintética não deteriore com o calor e não fique quebradiça com o tempo.

Grama sintética colorida para colocar na terra

Você sabia que há grama sintética colorida para personalizar um ambiente? Sim, você pode optar por cores diversas e, assim, deixar o espaço ainda mais “dentro” do estilo de decoração que você criou.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*