Como Instalar o DD-WRT

Como Instalar o DD-WRT | DD-WRT é um firmware baseado em Linux que nos permite ter centenas de opções de configuração avançada quando o instalamos em um roteador. 

Se você precisa de opções avançadas em seu roteador, como configuração de VLANs, redes WiFi para convidados, servidor VPN com configurações avançadas, autenticação de clientes WiFi por meio do servidor RADIUS integrado e muitas outras possibilidades, você deve instalar o firmware DD-WRT para espremer o seu roteador ao máximo. 

Hoje no SM Buzz vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este firmware baseado em Linux. Confira em nosso tutorial.

O que é o DD-WRT?

Todos os roteadores domésticos e profissionais incorporam firmware, é seu sistema operacional para funcionar corretamente. Alguns fabricantes possuem firmwares com pouquíssimas opções de configuração e customização, o que faz com que muitos usuários se sintam limitados nas funcionalidades do software. 

Alguns fabricantes que possuem firmwares muito avançados em seus roteadores são ASUS com Asuswrt, AVM FRITZ! com seu sistema operacional FRITZ! OS, e também Synology com seu sistema operacional SRM. 

Infelizmente, nem todos os fabricantes incorporam um grande número de funcionalidades em seus roteadores, ideais para aproveitar ao máximo o hardware do equipamento.

Nos roteadores que não possuem bom firmware, com dezenas de opções de configuração, você pode instalar o firmware DD-WRT para ter todas as opções avançadas que você possa imaginar. 

No entanto, a desvantagem é que nem todos os roteadores suportam DD-WRT, seja porque a equipe de desenvolvimento não se concentrou neles, ou porque seu hardware simplesmente não é suportado por binários privados. 

Portanto, DD-WRT é um firmware muito completo e avançado, que nem sempre é compatível com todos os roteadores, na verdade, é altamente recomendável que se você quiser usar DD-WRT, compre um roteador que apareça na lista de roteadores compatíveis para não ter problemas inesperados.

Para que Serve o DD-WRT?

Instalando o DD-WRT
Instalando o DD-WRT

O firmware DD-WRT nos ajudará a “desbloquear” um grande número de recursos em nosso roteador. O firmware possui as mesmas opções de configuração avançada em todos os roteadores compatíveis, ou pelo menos, quase as mesmas opções, pois dependendo do hardware, teremos algumas funcionalidades ou outras. 

Este firmware nos ajudará a ter o máximo desempenho na rede local, seja cabeada ou WiFi, também teremos funcionalidades muito avançadas como QoS, servidores VPN, servidor RADIUS para autenticação de clientes, podendo até instalar um cliente BitTorrent. 

Dependendo do hardware do roteador, podemos instalar um maior número de serviços para aproveitá-lo ao máximo, embora se o hardware for de médio porte,

Recursos do Firmware DD-WRT

Este firmware possui uma grande quantidade de opções de configuração avançada que podem ser configuradas através da interface gráfica do usuário, mas também devemos ter em mente que muitas das opções mais avançadas devem ser executadas através da linha de comando via SSH, e podemos até programar nosso próprios scripts para automatizar diferentes ações na inicialização.

Este firmware tem a possibilidade de configurar a WAN de forma avançada, configurando VLANs voltadas para a WAN para serem compatíveis com as principais operadoras FTTH na Espanha, também nos permite configurar VLANs por porta e até mesmo a VLAN tripla de Movistar FTTH, mas todas isso “manualmente”. 

O firmware o suporta, mas devemos configurá-lo internamente com scripts, pois não temos um perfil Movistar como tal. O firmware permite-nos configurar qualquer tipo de ligação, permite-nos colocar os servidores DNS que desejamos, e podemos até configurar a LAN com VLANs para segmentar correctamente a rede local doméstica ou profissional. 

pra que serve o firmware dd-wrt
Pra que serve o firmware dd-wrt

Claro, este roteador é compatível com redes IPv6, incorpora um grande número de serviços DDNS compatíveis para registrá-lo,

Roteadores com DD-WRT podem ser configurados como um gateway, mas também como um roteador com protocolos de roteamento IGP e EGP, especificamente, ele suporta RIPv2 e OSPF bem como BGP, tudo isso de uma forma muito avançada, já que entramos totalmente roteamento. Também podemos configurar pontes entre diferentes conexões, realizar ligação de interface e muito mais.

Na seção wireless podemos configurar um SSID para cada banda de frequência (principal), mas então podemos configurar outros SSIDs adicionalmente com interfaces virtuais, além disso, podemos criar um SSID em uma sub-rede específica para isolar os clientes wireless. 

Claro, podemos modificar a segurança sem fio, larguras de canal e muitas outras opções típicas. O mais interessante sobre a parte WiFi é que podemos configurar WPA2-Enterprise, onde podemos autenticar clientes wireless em um servidor FreeRADIUS, este roteador incorpora um servidor FreeRADIUS, então não teremos que instalar um RADIUS externo, embora também devêssemos tem essa opção.

Quanto aos diferentes serviços incorporados neste router, temos a possibilidade de configurar o cliente DHCP, dnsmasq, configurar o DNSSEC, o Encrypt DNS e muitas outras opções, temos também o serviço FreeRADIUS, servidor PPPoE, possibilidade de configurar servidor PPTP VPN e OpenVPN com todas as opções de configuração avançada, suporta cliente OpenVPN e também VPN SoftEthernet. 

Quanto ao USB, temos um servidor de impressão, um servidor FTP muito avançado com todas as opções de configuração que desejamos, servidor Samba, servidor DLNA (Mini DLNA), cliente de transmissão para BitTorrent e podemos até criar RAID. Relacionado à rede WiFi, também temos diferentes portais cativos para configurá-la como quisermos, além disso,

No nível de segurança, temos um firewall SPI baseado em iptables que podemos configurar detalhadamente, também temos acesso ao servidor SSH integrado ao roteador, regras pré-definidas para mitigar ataques DoS que possamos receber e até mesmo VPN Passthrough. 

Também temos um sistema de controle dos pais muito avançado, a capacidade de configurar o NAT, abrir portas e até configurar o QoS avançado que temos disponível.

Ao nível da administração, podemos gerir este router através de HTTP, HTTPS, Telnet e SSH, embora seja sempre aconselhável gerenciá-lo através de HTTPS ou SSH, que são protocolos seguros, além disso, teremos a possibilidade de programar qualquer tipo de script e defina nele cron executando-os. 

Claro, podemos configurar o Sysctl interno do roteador, executar comandos através da interface gráfica do roteador, configurar o Wake on LAN, restaurá-lo para as configurações de fábrica, atualizar o firmware e realizar um backup completo do roteador.

Instale DD-WRT em um roteador compatível

O firmware DD-WRT atualmente tem grande compatibilidade, tanto com roteadores muito antigos, antigos e também atuais, embora normalmente demore meses para fornecer compatibilidade com um determinado roteador, isso se deve ao código-fonte privado que os fabricantes não fornecem chipset.

A primeira coisa que temos que fazer se quisermos instalar o DD-WRT é verificar se o nosso roteador e a revisão do hardware do roteador são compatíveis. 

Normalmente os fabricantes lançam um modelo específico de roteador, e depois trocam um chipset dentro, e têm várias versões de hardware para o mesmo modelo de roteador, isso também é muito importante, pois poderíamos deixar o roteador inutilizável se instalarmos firmware que não seja compatível com ele .

Para verificar se nosso roteador é compatível, devemos entrar no site oficial do DD-WRT para inserir o modelo ou marca de nosso roteador.

Instalando o firmware DD-WRT
Instalando o firmware DD-WRT

Por exemplo, se colocarmos a marca do roteador ASUS ou D-Link, teremos todos os modelos compatíveis, e se for compatível com uma revisão de hardware específica. 

Como você pode ver, temos compatibilidade com um grande número de roteadores ASUS e D-Link, embora também tenhamos outras marcas como TP-Link e muito mais.

Dependendo do modelo de roteador ao qual queremos instalar o DD-WRT, devemos instalar um total de 2 firmwares, ou apenas um. Por exemplo, no caso do roteador ASUS RT-AC87U, temos um único firmware, temos que baixá-lo e depois carregá-lo para o roteador como se fosse o firmware oficial. 

Na seção “Administração / Firmware” devemos carregar manualmente o firmware e esperar cerca de 3 minutos até que esteja disponível.

No caso do roteador D-Link DIR-860L, devemos baixar os dois firmwares fornecidos pelo site oficial. Primeiro teremos que fazer o flash do firmware chamado “factory-to-ddwrt” no roteador, como se fosse um firmware normal e atual. 

Após a atualização, teremos um “mini” DD-WRT instalado e, assim que tivermos acesso à web ao novo firmware DD-WRT, carregaremos o firmware completo que baixamos. Portanto, dependendo do roteador que temos, devemos fazer uma operação ou outra:

  • Instale o novo firmware como se fosse do próprio fabricante e teremos o firmware totalmente instalado.
  • Instale um “mini” firmware como se fosse do próprio fabricante, depois teremos que instalar o firmware DD-WRT completo, e uma vez feito, teremos o firmware totalmente instalado.

No caso do roteador ASUS RT-AC87U que usamos, vá para a seção “Administração / Atualização de firmware”, carregue o novo firmware DD-WRT, aguarde cerca de 3 minutos e entre na administração via web em http: / /192.168.1.1

A primeira coisa que o novo firmware nos dirá é que atribuímos uma nova senha de administrador, isso é absolutamente necessário para garantir que ninguém se conecte ao nosso computador.

Comments are closed.