Como se Manter Protegido em Rede Wi-Fi Pública

Como se Manter Protegido em Rede Wi-Fi Pública | Muitas pessoas não pensam duas vezes antes de se conectar ao wi-fi gratuito do Starbucks ou usar a rede sem fio do hotel quando viajam, mas a verdade é que, embora pontos de acesso wi-fi públicos como esses sejam muito convenientes, eles também apresentam muitos riscos. 

As redes sem fio abertas são o principal alvo de hackers e ladrões de identidade. Antes de conectar a um ponto de acesso Wi-Fi, use as seguintes diretrizes de segurança para proteger suas informações pessoais e comerciais, bem como seus dispositivos móveis. Confira nosso tutorial de Como se Manter Protegido em Rede Wi-Fi Pública aqui no SM Buzz.

Como se Manter Protegido em Rede Wi-Fi Pública

protegendo-se em Rede Wi-Fi Pública
Como se Manter Protegido em Rede Wi-Fi Pública

Desativar Redes Ad-hoc

As redes ad-hoc criam uma rede direta de computador a computador que ignora a infraestrutura sem fio típica, como um ponto de acesso ou roteador sem fio. Se você tiver uma rede ad-hoc habilitada, um usuário mal-intencionado pode acessar seu sistema e roubar seus dados ou fazer quase qualquer outra coisa.

  • Desative as redes ad-hoc no Windows XP acessando as propriedades da sua conexão de rede sem fio e certifique-se de ter “Ponto de acesso (apenas infraestrutura)” como a opção selecionada para o tipo de rede que deseja acessar. 

Não permitir conexões automáticas com redes não preferenciais

Enquanto estiver nas propriedades de conexão de rede sem fio, certifique-se também de que a configuração para conectar-se automaticamente a redes não preferenciais está desabilitada. 

O perigo, se você tiver essa configuração habilitada, é que seu computador ou dispositivo móvel pode se conectar automaticamente (sem notificá-lo) a qualquer rede disponível, incluindo redes Wi-Fi falsas ou fraudulentas projetadas apenas para atrair vítimas de dados desavisadas.

  • No Windows XP, certifique-se de que a caixa “Conectar-se automaticamente a redes não preferenciais” não esteja marcada (o Guia Sobre Redes Sem Fio / Rede contém etapas para desativar a conexão automática no Windows XP); 
    • O Windows 7 e o Vista, por padrão, solicitarão a aprovação de novas conexões. Além disso, certifique-se de conectar-se apenas a redes conhecidas e legítimas (peça o SSID ao seu provedor de ponto de acesso se não tiver certeza).

Habilite ou instale um firewall

Um firewall é a primeira linha de defesa do seu computador (ou rede, quando o firewall é instalado como um dispositivo de hardware), pois foi projetado para impedir o acesso não autorizado ao seu computador. Os firewalls examinam as solicitações de acesso de entrada e saída para garantir que sejam legítimas e aprovadas.

  • Os sistemas operacionais Windows e Mac têm firewalls integrados que você precisa ter certeza de que estão ativados, especialmente antes de se conectar a um ponto de acesso Wi-Fi público. 
    • Você também pode instalar um software de firewall de terceiros se precisar de um controle mais detalhado das regras ou configurações do firewall.

Desative o compartilhamento de arquivos

É fácil esquecer que você tem o compartilhamento de arquivos ativado ou os arquivos na pasta Documentos compartilhados ou Pasta pública que você usa em redes privadas, mas não deseja compartilhar com o resto do mundo. 

No entanto, quando você se conecta a um ponto de acesso Wi-Fi, você está ingressando nessa rede e pode permitir que outros usuários de ponto de acesso acessem seus arquivos compartilhados.

  • Antes de se conectar a uma zona de acesso público, certifique-se de desativar o compartilhamento de arquivos e impressoras (desative o compartilhamento no XP nas propriedades de conexão de rede; o Windows 7 e o Vista desativarão a detecção se você especificar que a rede é pública, mas você pode verificar a Rede e Centro de Compartilhamento para ter certeza.)

Login apenas para sites seguros

A melhor opção é não usar um hotspot wi-fi público e aberto para qualquer coisa que tenha a ver com dinheiro (por exemplo, banco online ou compras online) ou onde as informações armazenadas e transferidas possam ser confidenciais. 

No entanto, se você precisar fazer login em qualquer site, incluindo e-mail baseado na web, certifique-se de que sua sessão de navegação esteja criptografada e segura.

  • Verifique a barra de endereço para ver se começa com HTTPS (criptografado) em vez de HTTP (não criptografado) e / ou se há um bloqueio na barra de status do seu navegador. 
    • Observe que alguns programas de webmail criptografam a página de login, mas não o resto da sessão de navegação. Certifique-se de que as configurações do seu programa de e-mail exijam o uso de criptografia HTTPS ou SSL para toda a interface; O Gmail tem essa opção.
  • A maioria dos programas de mensagens instantâneas não é criptografada; Aim Pro é um programa de mensagens instantâneas para empresas que podem enviar mensagens instantâneas por meio de uma conexão segura.

Use VPN

A VPN cria um túnel seguro através de uma rede pública e, portanto, é uma ótima maneira de se manter seguro ao usar um ponto de acesso wi-fi. Se sua empresa oferece acesso VPN, você pode e deve usar a conexão VPN para acessar recursos corporativos e também para criar uma sessão de navegação segura.

  • Soluções de acesso remoto como o LogMeIn também podem criar um túnel seguro para o seu segundo computador doméstico, a partir do qual você pode acessar arquivos ou usar outros sistemas de computador.
  • Você também pode usar um serviço VPN pessoal gratuito como o Hotspot Shield, projetado especificamente para protegê-lo ao usar uma rede insegura.

Cuidado com ameaças físicas

Os riscos de usar um ponto de acesso wi-fi público não se limitam a redes falsas, dados interceptados ou alguém invadindo seu computador. Uma violação de segurança pode ser tão simples quanto alguém atrás de você ver quais sites você visita e o que você digita.

Lugares públicos lotados, como aeroportos ou cafés urbanos, também aumentam o risco de seu laptop ou outro equipamento ser roubado.

  • Por esses motivos, você também deve considerar medidas de segurança física, como cabos de segurança de laptop e telas de privacidade de laptop.

Nota: Proteção de privacidade não é o mesmo que segurança

Uma última observação: Existem muitos aplicativos que ajudam a mascarar o endereço do seu computador e ocultar suas atividades online, mas essas soluções se destinam apenas a proteger sua privacidade, não para criptografar seus dados ou proteger seu computador de ameaças maliciosas. 

Portanto, mesmo se você usar um anonimizador para ocultar seus rastros, as precauções de segurança acima ainda são necessárias ao acessar redes abertas e não seguras. Agora que você sabe como se manter protegido em rede wi-fi pública, deixe seu comentário!

Comments are closed.