LAN e WLAN: O que é?

LAN e WLAN: O que é? | Todos os roteadores sem fio domésticos incorporam várias portas chamadas LAN , que significa ” Rede de área local “. 

Também costumam incorporar WLAN, ou seja, ” Wireless Local Area Network “, a mesma rede local mas sem fio, ou seja, o Wi-Fi do nosso roteador sem fio é chamado de WLAN. Quer saber quais são as suas principais características e como saber quais são as portas LAN do nosso router? Confira mais detalhes em nosso guia das portas LAN e WLAN aqui no SM Buzz.

Tudo sobre LAN e WLAN

Portas LAN

porta lan
Porta lan

Normalmente, os roteadores domésticos incorporam uma ou mais portas LAN, essas portas LAN são as que pertencem à rede local.

Se você usar IPv4, estará dentro de uma sub-rede classe C com a máscara 255.255.255.0, as sub-redes mais comuns são 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24 ou 192.168.2.0/24 embora dependa dos fabricantes, eles podem ser outros. 

Ao nível da configuração, todos os computadores da LAN saem para a Internet com o mesmo IPv4 público graças à tecnologia NAT, portanto, terão o mesmo IP público para sair para a Internet.

Se a sua operadora usa o protocolo IPv6, é possível que você também use uma faixa IPv4 privada, pois é possível que ela use mecanismos de coexistência com o protocolo IPv6. Embora se eles usarem IPv6 nativamente, você usará um IPv6 GUA (Global Unicast Address), e este IPv6 de escopo público também será obtido por cada um dos dispositivos da rede local conforme explicamos aqui:

Se você possui uma rede local em nível corporativo, é possível que a organização tenha optado por utilizar o ULA (Unique Local Address), além de fazer uso do Link-Local que é no mínimo o IPv6 que cada placa de rede deve ter.

Essas portas LAN são onde você deve conectar seus PCs, impressoras, servidores NAS e qualquer outro dispositivo com fio . A velocidade da porta é regida pelos padrões BASE-T, portanto, teremos velocidades de 10/100 / 1000Mbps comumente, embora pudéssemos ter velocidades maiores, como 2,5G, 5G e até 10Gbps se nosso roteador permitir. 

Em algumas ocasiões, fabricantes como a NETGEAR em seus roteadores top de linha também incorporam uma porta SFP + de 10 Gbps para fornecer à rede local a possibilidade de conectar um dispositivo de fibra óptica diretamente , em vez de usar o cabo de rede típico. par trançado.

As portas LAN são perfeitamente diferenciadas da porta WAN do nosso roteador, geralmente vêm em uma cor diferente, embora isso dependa do próprio fabricante, já que também pode ser indicada diretamente com uma pequena legenda logo abaixo das portas. 

Se você não sabe o que é a porta WAN e para que serve , recomendamos que leia nosso artigo completo, onde encontrará todas as informações.

WLAN: Recursos Principais

porta wlan
Porta wlan

A única diferença entre WLAN e LAN é o meio de transmissão. Enquanto na LAN utilizamos cabos de par trançado, ou cabos de fibra ótica, na WLAN utilizamos o ar como meio de transmissão, ou seja, utilizamos a tecnologia wi-fi normalmente.

Quanto aos diferentes padrões que podemos usar em nossos roteadores, atualmente usamos os padrões Wi-Fi 4, Wi-Fi 5, e se o seu roteador for de última geração, é possível que use o novo Wi-Fi 6 padrão.

Dependendo do equipamento que temos, pode ter WLAN em uma única banda de frequência (normalmente 2,4 GHz), podemos ter banda dupla simultânea (2,4 GHz e 5 GHz) e podemos até ter equipamentos com banda tripla simultânea (2,4 GHz, 5 GHz com canais «baixos” e 5 GHz com canais “altos”).

Como você viu, atualmente em roteadores temos três interfaces bem diferenciadas, a interface WAN (Internet), a interface LAN e a WLAN que pertencem à rede local local. Claro, se tivermos um roteador profissional como o NETGEAR BR500 ou o ASUS BRT-AC828 , temos a possibilidade de criar LANs virtuais, ou seja, VLANs, para criar várias sub-redes locais e segmentar o tráfego.

No caso de se ter uma rede doméstica ou profissional mais avançada, é absolutamente necessário segmentar a rede por VLANs, que são basicamente LANs virtuais, nas quais os frames são marcados para separar as referidas sub-redes, e precisamos de um roteador para poder intercomunicá-los. 

As VLANs nos permitem isolar, controlar melhor tudo o que está acontecendo na rede local, além de nos permitir ter um melhor desempenho e evitar problemas de segurança. 

Ou seja, para grandes redes onde temos um grande número de equipamentos, é sempre necessário segmentar em VLANs para fornecer melhor segurança e desempenho à rede. Além disso, também teremos a possibilidade de fornecer APs profissionais com diferentes VLANs, e desta forma, ter um SSID para cada VLAN criada.

Agora que você sabe sobre as portas LAN e WLAN, deixe seu comentário!

Comments are closed.