Marketing Digital para iniciantes: aprenda agora e não fique fora do mercado digital!

Marketing Digital para iniciantes
Marketing Digital para iniciantes

A tecnologia está avançando a passos largos e, por isso, quem busca dicas de marketing digital para iniciantes sabe a importância de estar por dentro de um dos assuntos mais comentados em diferentes frentes.

Afinal, o consumo de produtos e serviços é algo inerente à sociedade, sendo necessário estar inteirado sobre o modelo de compra e venda que está se estabelecendo.

Aliás, a partir da massificação da internet e produtos eletrônicos associados à Tecnologia da Informação e Internet das Coisas, dois conceitos que estão em voga, é imprescindível rever como empresas e consumidores se encaixam nesse novo mundo.

Por isso mesmo é importante conhecer tudo que envolve essa nova modalidade de publicidade, como as empresas precisam se ajustar e como os consumidores recebem as informações. 

Esteja presente na vida do consumidor

O Marketing Digital se utiliza de diversas ferramentas para que as empresas possam se destacar em um lugar que possui diversos links, chamadas intercaladas e outros apetrechos que chamam a atenção de internautas. 

É preciso estar presente continuamente na vida dos consumidores, em diferentes formatos que chamam a atenção de quem está navegando pela internet, como:

  • Banners em sites e portais;
  • Blogs com artigos interessantes;
  • Postagens em redes sociais;
  • Rankeamento excelente em sites de busca.

É muito importante entender que a internet está dentro da vida das pessoas, de uma maneira ou de outra. Afinal, cada vez mais ela está inserida em outras ferramentas e apralehos, seja por meio de serviços de TV e música, ou até mesmo refrigeradores que ajudam nas compras mensais. 

Ou seja, o marketing nas plataformas digitais é um caminho sem volta, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Não subestime os sites de busca

Sobre o rankeamento nos sites de busca, compreender mais sobre como anunciar no Google Ads vai contribuir para que o link de um site esteja em destaque dentro dessa plataforma. 

Aqui deve ser utilizado o SEO (Search Engine Optimization), que trata da utilização de palavras-chave que ganham destaque quando alguém faz a busca por um produto ou serviço específico.

São utilizadas palavras que são reconhecidas pelo algoritmo implementado pela empresa responsável pelo site de busca, levando o usuário a um ponto que pode ser de interesse e, nem sempre, é ignorado.

Consumidores estão presentes nas redes sociais

O público-alvo das empresas possui faixas etárias variáveis. Afinal, um produto voltado para o mercado infantil pode não ter apelo junto às pessoas da terceira idade. 

Ainda assim, há muitos avôs e avós que compram presentes para os netos, e precisam saber o que está à disposição em lojas especializadas.

Dessa forma, estar presente nas redes sociais que englobam os mais variados públicos é muito importante para as empresas. Uma propaganda devidamente posicionada pode ser compartilhada e ter um alcance muito abrangente.

Por isso é importante saber como funciona o Facebook Ads e todas as ferramentas que essa rede social disponibiliza para quem quer investir parte do orçamento da campanha publicitária dedicada ao ambiente digital.

Aqui é possível fazer uma segmentação do público em conformidade com:

  • Faixa etária;
  • Interesses variados;
  • Localização;
  • SEO.

Neste ponto, é importante reforçar que o SEO também funciona nas redes sociais quando se utiliza a hashtag (#) somada a palavras-chave que podem ser aplicadas ao final de uma propaganda.

A idade dos usuários, a demonstração de interesse por um produto específico e a geolocalização fazem parte do algoritmo dessa mídia social. 

Por isso vale investir em uma campanha e acompanhar as métricas para identificar os pontos positivos e onde é necessário fazer um reforço de marketing. 

Imagens de produtos e serviços como apelo visual

As hashtags não são exclusivas de uma única rede social. Elas estão espalhadas por diversas plataformas digitais que se utilizam delas para centralizar em assuntos específicos, e mesmo em publicidade.

O valor disponibilizado em uma campanha que usa o aplicativo do Instagram Ads pode facilitar a venda de produtos e serviços utilizando as hashtags que, somadas ao apelo visual proporcionado por fotos e imagens, garantem um alcance considerável.

Conclusão

Seguindo a demanda por maior presença no ambiente virtual, as empresas e os consumidores precisam entender que cada um é responsável pelo que é apresentado em uma plataforma digital.

O inbound marketing pode ser empregado nas mais diferentes situações, impondo condições para que as vendas sejam  rentáveis para as marcas. 

Para os clientes a dinâmica está em apresentar/localizar os produtos de interesse, auxiliando na jornada de compra.

A experiência proporcionada pelas empresas é sempre algo que é lembrado e pode ser explorado pelas empresas, principalmente com depoimentos de consumidores. Isso pode ser explicitado em blogs corporativos ou mesmo nas redes sociais. 

A lição que fica é a seguinte: ninguém pode ignorar o marketing digital, pois ele está inserido em um contexto que vai além das fronteiras da própria internet. 

As mudanças no hábito de consumo, até então, chegaram para ficar, e proporcionam um novo cenário para a realização de vendas, mas também para manter a relação com os usuários.

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