CRO (Otimização de Conversão) | A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é o que interfere nos ganhos financeiros, e por bons motivos. Vamos encarar isso; trazer tráfego para seu site não é o verdadeiro desafio; convertê-los em clientes pagantes é!
É aqui que a ciência da Otimização da Taxa de Conversão (CRO) desempenha um papel importante. Confira mais detalhes no SM Buzz.
Conteúdo
Dicas de CRO: Otimização de Conversão
E no que diz respeito às dicas de CRO em marketing digital, compilamos as mais orientadas a resultados para você implementar em seu site para melhores taxas de conversão!
Reduzir o tempo de carregamento de páginas
De acordo com uma pesquisa realizada, cerca de 40% dos visitantes deixam sites que levam mais de 3 segundos para serem carregados. É desnecessário dizer, mas é crucial que seu site carregue instantaneamente para uma melhor taxa de conversão.
Aqui estão algumas dicas essenciais que o ajudarão a melhorar a velocidade de carregamento de seu site.
- Use ferramentas de teste de desempenho como Pingdom Tools, GTmetrix ou Google PageSpeed Insights para analisar a velocidade de carregamento de seu site.
- Use um tema leve.
- Remova plugins não utilizados/necessários.
- Escolha uma hospedagem otimizada para o WooCommerce.
- Reduza o tamanho de suas imagens e vídeos.
- Comprimir arquivos JavaScript e CSS.
- Use um plugin de cache.
- Configure uma Rede de Entrega de Conteúdo (CDN).
Melhore o Funil de Vendas
O funil de checkout é o passo que um comprador dá que termina em uma transação paga. Quanto mais curto o caminho do funil de caixa, maior é a probabilidade de converter um visitante.
Um exemplo de um funil de caixa complexo/longo seria quando você exigisse que seus usuários criassem primeiro uma conta em seu site, fizesse com que eles se inscrevessem para seu boletim informativo, fizesse com que eles passassem por um ou dois detalhes sobre o produto que querem comprar, fizesse com que eles lessem suas políticas, e uma vez que estejam prontos para comprar de você, eles teriam que passar por um método de pagamento complicado.
É exaustivo apenas ler isso, muito menos tentar comprar de uma loja on-line que torna a compra de algo terrivelmente complicada. Sem dúvida, a maioria de seus visitantes abandonará o carrinho e irá embora.
Assim, gigantes do comércio eletrônico, como a Amazon, tornam super fácil para as pessoas comprar produtos, e essa é uma das maiores razões de seu imenso sucesso.
Se você passar pelas melhores práticas de otimização da taxa de conversão, você será sempre aconselhado a evitar que seu site peça demasiadas informações.
Isto deve ser suficiente para que eles comecem e, uma vez que se tornem clientes recorrentes, você sempre poderá obter mais informações posteriormente.
Em resumo, seu site deve ser fácil de entender, fácil de navegar e dar a seus clientes uma experiência para a qual eles gostariam de voltar novamente!
Call to Action (Chamada para Ação)
Os botões de chamada à ação (CTA), como o nome evidencia, incitam seus visitantes a realizar uma ação específica. Os botões CTA devem estar presentes em todas as suas páginas e, é claro, eles devem ser proeminentes para os visitantes!
Há três coisas a ter em mente ao criar os CTA:
- Colocação: Colocar seu CTA no topo de sua dobra é mais eficaz do que um abaixo da dobra.
- Cor e forma: Seu CTA não deve se misturar com seu site; ele deve se destacar com a forma e a cor do botão que você escolher para que seja fácil de chamar a atenção.
- Faça-o orientado para os benefícios: Muitos CTA’s têm uma cópia ruim; “download”, “clique aqui”, e “Continue”, por exemplo, são brandos e não são orientados para a ação também. Em vez disso, faça com que se orientem para os benefícios; “Get my ebook”, “stay connected”, ou “Show me more”, etc.
Entretanto, nem sempre é fácil saber qual CTA está funcionando bem para você, então use o método de teste A/B (discutido abaixo) para determinar o que funciona bem para sua loja!
Use o Efeito Escassez
Você já quis alguma coisa, mas não estava disponível? Fez com que você o quisesse mais? Se fez, então isso, senhoras e senhores, foi o efeito de escassez em ação.
A escassez, ou o escasso fornecimento de um produto, pode impulsionar as vendas porque faz com que as pessoas o queiram rapidamente ou antes que o estoque se esgote.
Um desconto por um período limitado também tem o mesmo efeito sobre os clientes potenciais. Eles podem não estar presentes para comprar algo imediatamente, mas uma oferta de tempo limitado pode convencê-los a apertar o botão “Compre agora”!
Melhorar a experiência móvel
Não há dúvida de que os smartphones são o futuro. Em 2017, as visitas móveis a sites de varejo excederam o tráfego de desktop pela primeira vez. O Google também está trabalhando em um novo índice que dará prioridade aos celulares: na prática, ser responsivo não será mais suficiente.
Mas você precisa parar de pensar em usuários móveis e de mesa como pessoas separadas: a pesquisa mostra claramente que as pessoas tomam decisões sobre as compras em seus smartphones e depois compram em cima da mesa em um momento posterior.
Além disso, aqueles que usam vários dispositivos para suas compras on-line, tais como tablets, smartphones e PCs, gastam em média duas vezes em comparação com aqueles que só usam PCs.
O comércio móvel é agora uma realidade consolidada que conquistou diferentes grupos de compradores e, em particular, os milenares. Quando uma oferta é proposta da maneira correta, os usuários estão dispostos a comprar mesmo com o smartphone.
Conclusão
As conversões são importantes. Na verdade, sem a CRO do site, você não tem um negócio. E não importa qual seja sua taxa de conversão atual, uma taxa de conversão melhor é sempre desejável.
Além disso, mesmo que você esteja satisfeito com o bom desempenho de sua loja online, há a possibilidade de que ela possa fazer melhor.
Estas são nossas melhores práticas de otimização da taxa de conversão, e nos ajudaram a alcançar melhores resultados. Você tem alguma sugestão que nos faltou em nossa lista? Nos informe na seção de comentários abaixo!