Escolhendo o notebook com a melhor performance para sua necessidade

É possível economizar de forma considerável diante da variedade de opções no mercado

No início da informática os computadores portáteis (famosos laptops) eram robustos, custavam caro e tinham pouca funcionalidade fora dos escritórios. Hoje em dia, é extremamente comum encontrar modelos de notebook gamer com tanta ou até mais capacidade de desempenho que um computador de mesa.

Quem antes via com desdém as máquinas portáteis, muito em função do preço, hoje procura a melhor opção para usar no dia a dia. O fato é que os notebooks ficaram extremamente populares, seguindo as mudanças de comportamento dos usuários, com a consolidação dos smartphones e também dos tablets como principais dispositivos usados pelas pessoas.

Com redes de WiFi tão rápidas quanto conexões via cabo, além da necessidade de otimizar espaços e do desenvolvimento de tecnologias de armazenamento em nuvem, os notebooks se tornaram mais práticos para atenderem a todo tipo de perfil de usuário. Confira a seguir como escolher o melhor modelo conforme a sua necessidade.

Notebook ou desktop: qual é melhor?

Atualmente ainda é comum encontrar computadores de mesa (os chamados desktops) em lojas de informática convencionais. Porém, os notebooks dominam boa parte das prateleiras, e muitas vezes são preferência pela portabilidade. Mas será que existe uma diferença no desempenho entre uma máquina de mesa e um notebook?

Notebook para trabalhar

Da mesma forma que ocorre com a maioria dos desktops voltados para trabalho, os notebooks corporativos oferecem todos os recursos básicos, bem como a personalização de configurações, como restrição de acessos, e desempenho suficiente para rodar as principais ferramentas.

Hoje, um notebook de configuração intermediária atende boa parte das demandas de profissionais de diferentes áreas e pode ser melhorado em conjunto de HDs e monitores externos ou acessórios específicos de áreas mais complexas.

Notebook para estudar

Um estudante de ensino regular ou cursinho também pode optar por um notebook intermediário para dar conta do recado. Compatibilidade com versões mais recentes de bluetooth e Wi-Fi podem fazer a diferença na hora de estudar em bibliotecas, e recursos adicionais, como teclado retroiluminado, ajudam no uso do equipamento à noite.

Notebook para gamers e criativos

Diferentemente de profissionais de áreas tradicionais e usuários básicos, o público gamer ou que trabalha com ferramentas de criação exige uma máquina mais potente. Existem marcas diretamente associadas a esse tipo de uso, que entregam recursos como qualidade de imagem, alta capacidade de processamento e configurações gráficas mais avançadas.

Como acertar no modelo de notebook para qualquer necessidade

Uma pessoa que trabalha a maior parte do tempo editando documentos de texto não irá se beneficiar de uma máquina equipada para rodar jogos de realidade virtual. Por outro lado, um designer dificilmente vai conseguir entregar a mesma qualidade de um projeto criativo usando um notebook sem uma placa de vídeo e memória RAM adequados.

Armazenamento SSD e memória RAM

Diversos computadores ainda utilizam o HD como principal recurso de armazenamento interno, mas o SSD é cada vez mais comum. Por ser mais leve, mais seguro e permitir um volume de gravação muito maior, ele é um ponto de atenção para quem vai comprar um notebook para qualquer tipo de uso.

Da mesma forma a memória RAM. Diferentemente do HD ou SSD, que interferem na quantidade de dados possíveis de serem armazenados na máquina, a memória RAM interfere na velocidade com que o notebook roda muitos programas ao mesmo tempo, possibilitando a execução de programas mais pesados, como jogos e softwares de edição.

Processador e sistema operacional

O Windows ainda é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo, presente em boa parte das máquinas em casa e no trabalho. A configuração de processador, memória interna e RAM do notebook podem interferir na experiência de uso, principalmente em função da versão do sistema utilizado.

Algumas versões do Windows podem exigir mais do desempenho da máquina, e nesse aspecto, escolher uma máquina mais potente é a melhor opção. Já no caso de notebooks da Apple, o próprio hardware das máquinas é desenvolvido para otimizar o funcionamento do sistema, e vice-versa.

Tela e compatibilidade de hardware

Por fim, nada adianta ter um notebook potente e que deixa a desejar na qualidade de imagem, ou na possibilidade de usar acessórios como fones sem fio, conectar cabos externos, entre outros. Assim como nas TVs, os notebooks possuem um tamanho de tela que pode combinar ou atrapalhar na definição da imagem, no brilho das cores e na resposta visual de atualização da tela.

Na dúvida, tenha como referência as configurações de um notebook que você já usou e busque por algo similar ou superior. Entradas para cabos tipo USB-C e versões de bluetooth acima de 5.0 garantem conectividade com a maioria dos aparelhos usados hoje.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*