A tecnologia está avançando a passos largos e, por isso, quem busca dicas de marketing digital para iniciantes sabe a importância de estar por dentro de um dos assuntos mais comentados em diferentes frentes.
Afinal, o consumo de produtos e serviços é algo inerente à sociedade, sendo necessário estar inteirado sobre o modelo de compra e venda que está se estabelecendo.
Aliás, a partir da massificação da internet e produtos eletrônicos associados à Tecnologia da Informação e Internet das Coisas, dois conceitos que estão em voga, é imprescindível rever como empresas e consumidores se encaixam nesse novo mundo.
Por isso mesmo é importante conhecer tudo que envolve essa nova modalidade de publicidade, como as empresas precisam se ajustar e como os consumidores recebem as informações.
Conteúdo
Esteja presente na vida do consumidor
O Marketing Digital se utiliza de diversas ferramentas para que as empresas possam se destacar em um lugar que possui diversos links, chamadas intercaladas e outros apetrechos que chamam a atenção de internautas.
É preciso estar presente continuamente na vida dos consumidores, em diferentes formatos que chamam a atenção de quem está navegando pela internet, como:
- Banners em sites e portais;
- Blogs com artigos interessantes;
- Postagens em redes sociais;
- Rankeamento excelente em sites de busca.
É muito importante entender que a internet está dentro da vida das pessoas, de uma maneira ou de outra. Afinal, cada vez mais ela está inserida em outras ferramentas e apralehos, seja por meio de serviços de TV e música, ou até mesmo refrigeradores que ajudam nas compras mensais.
Ou seja, o marketing nas plataformas digitais é um caminho sem volta, tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Não subestime os sites de busca
Sobre o rankeamento nos sites de busca, compreender mais sobre como anunciar no Google Ads vai contribuir para que o link de um site esteja em destaque dentro dessa plataforma.
Aqui deve ser utilizado o SEO (Search Engine Optimization), que trata da utilização de palavras-chave que ganham destaque quando alguém faz a busca por um produto ou serviço específico.
São utilizadas palavras que são reconhecidas pelo algoritmo implementado pela empresa responsável pelo site de busca, levando o usuário a um ponto que pode ser de interesse e, nem sempre, é ignorado.
Consumidores estão presentes nas redes sociais
O público-alvo das empresas possui faixas etárias variáveis. Afinal, um produto voltado para o mercado infantil pode não ter apelo junto às pessoas da terceira idade.
Ainda assim, há muitos avôs e avós que compram presentes para os netos, e precisam saber o que está à disposição em lojas especializadas.
Dessa forma, estar presente nas redes sociais que englobam os mais variados públicos é muito importante para as empresas. Uma propaganda devidamente posicionada pode ser compartilhada e ter um alcance muito abrangente.
Por isso é importante saber como funciona o Facebook Ads e todas as ferramentas que essa rede social disponibiliza para quem quer investir parte do orçamento da campanha publicitária dedicada ao ambiente digital.
Aqui é possível fazer uma segmentação do público em conformidade com:
- Faixa etária;
- Interesses variados;
- Localização;
- SEO.
Neste ponto, é importante reforçar que o SEO também funciona nas redes sociais quando se utiliza a hashtag (#) somada a palavras-chave que podem ser aplicadas ao final de uma propaganda.
A idade dos usuários, a demonstração de interesse por um produto específico e a geolocalização fazem parte do algoritmo dessa mídia social.
Por isso vale investir em uma campanha e acompanhar as métricas para identificar os pontos positivos e onde é necessário fazer um reforço de marketing.
Imagens de produtos e serviços como apelo visual
As hashtags não são exclusivas de uma única rede social. Elas estão espalhadas por diversas plataformas digitais que se utilizam delas para centralizar em assuntos específicos, e mesmo em publicidade.
O valor disponibilizado em uma campanha que usa o aplicativo do Instagram Ads pode facilitar a venda de produtos e serviços utilizando as hashtags que, somadas ao apelo visual proporcionado por fotos e imagens, garantem um alcance considerável.
Conclusão
Seguindo a demanda por maior presença no ambiente virtual, as empresas e os consumidores precisam entender que cada um é responsável pelo que é apresentado em uma plataforma digital.
O inbound marketing pode ser empregado nas mais diferentes situações, impondo condições para que as vendas sejam rentáveis para as marcas.
Para os clientes a dinâmica está em apresentar/localizar os produtos de interesse, auxiliando na jornada de compra.
A experiência proporcionada pelas empresas é sempre algo que é lembrado e pode ser explorado pelas empresas, principalmente com depoimentos de consumidores. Isso pode ser explicitado em blogs corporativos ou mesmo nas redes sociais.
A lição que fica é a seguinte: ninguém pode ignorar o marketing digital, pois ele está inserido em um contexto que vai além das fronteiras da própria internet.
As mudanças no hábito de consumo, até então, chegaram para ficar, e proporcionam um novo cenário para a realização de vendas, mas também para manter a relação com os usuários.