Aluguel de ferramentas: 5 dicas de segurança na operação de equipamentos pneumáticos

O aluguel de ferramentas pneumáticas compreende uma série de fatores fundamentais para garantir a plena eficiência e segurança no trabalho.

Estes são dispositivos que fazem uso da força do ar comprimido para operações repetitivas. Assim, é importante seguir algumas dicas de manuseio para um melhor desempenho dos funcionários e no ritmo de trabalho.  

Veja a seguir cinco dicas para garantir a segurança no uso de itens que fazem parte do serviço de aluguel de ferramentas da Trans Obra.

Essas práticas são essenciais para dispor de um bom andamento na execução do empreendimento. Afinal, elas podem ser adotadas em diversos tipos de ambientes de trabalho. 

  1. Dicas de segurança para o aluguel de ferramentas pneumáticas

Os procedimentos de segurança mencionados abaixo abordam práticas essenciais dentro do ambiente de trabalho.

Eles ampliam as margens de segurança ao utilizar esses equipamentos. Essas dicas são fundamentais para otimizar o desempenho da obra e preservar a saúde dos trabalhadores. 

  1. Não esqueça dos equipamentos de segurança no aluguel de ferramentas

Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para proteger a face e o corpo de choques e acidentes na utilização dos itens.

Assim, o vestuário do trabalhador deve contar com calçados de segurança, óculos de proteção, luvas e capacetes. 

Lembre-se de evitar a improvisação de ferramentas que não são específicas para as tarefas para as quais são destinadas originalmente.

Faça inspeções constantes nas ferramentas para saber quais aquelas que se encontram em bom estado de uso.

  1. Certifique-se que seus funcionários tenham o treinamento necessário para o uso adequado

O treinamento de funcionários que trabalham com ferramentas pneumáticas deve levar em conta as especificidades de cada objeto e as suas devidas aplicações.

Nesse sentido, é importante que os funcionários tenham a devida qualificação. Isto para não cometer erros básicos no manuseio desses equipamentos.

Um deles, por exemplo, é evitar dirigir contra o próprio ou contra outras pessoas, como o jato de ar comprimido. 

  1. Faça consultas constantes às orientações do locatário e do manual de instruções 

Você pode contar com um grupo de funcionários qualificado e com treinamento para operar as ferramentas pneumáticas.

Mesmo assim, a consulta frequente às orientações do locatário e das informações contidas no manual de instrução dos produtos é essencial. Isso ajuda a sanar eventuais dúvidas que possam surgir. 

  1. Faça a verificação dos tubos e ligações, para saber se estão danificados ou desapertados 

A observação constante da condição das ferramentas pneumáticas impede que ocorram problemas no funcionamento desses dispositivos.

Grande parte dos acidentes com essas ferramentas pneumáticas é gerado pelo chicoteamento da mangueira. Isto a partir de um deslocamento ou ruptura na conexão.  

Assim, o operador deve se manter atento à possibilidade de rompimento da broca. Quando isso ocorre existe um lançamento de fragmentos de metal, além de gerar o desequilíbrio do trabalhador.  

  1. Faça os procedimentos corretos antes das ações de reparação ou manutenção 

Antes de efetuar qualquer operação de manutenção ou reparação, o trabalhador deve sempre lembrar de bloquear o sistema de ar comprimido, além de descarregar o ar residual.

A máquina deve ser destacada somente após a total imobilização.

A Trans Obra possui um serviço de referência no aluguel de ferramentas pneumáticas 

A Trans Obra oferece excelência no ramo de aluguel de ferramentas e equipamentos para a indústria e a construção civil.

Com uma experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa conta com uma equipe de profissionais. São especialistas dedicados a analisar com frequência os itens alugados. 

Isso garante que os equipamentos estejam sempre em boas condições de uso. Tudo com o máximo de segurança e com o suporte de atendimento ativo para o esclarecimento de dúvidas e sugestões dos consumidores. 

Entre em contato com a Trans Obra e conheça os serviços que estão à sua disposição. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

oito + quinze =