Aprenda como usar emulsificante e quais são seus benefícios

O sonho de muitas pessoas é poder fazer bolos bonitos e fofos, assim como aqueles de mercados e confeitarias. Porém, muitas pessoas esquecem de um elemento essencial usado por confeiteiros profissionais. Esse ingrediente é chamado emulsificante, que garante texturas mais macias e fofas. Mas, afinal, como usar emulsificante? Essa é uma questão que muitos perguntam.

Para quem ainda não conhece seus benefícios, os emulsificantes atuam na consistência, maciez, leveza e rendimento da receita. Esse é um elemento dos mais cruciais para fazer bolos e até sorvetes com uma boa aparência. Sendo assim, eles substituem o aspecto grosseiro da massa feita em casa em algo mais fofo e macio, além de leve.

Esse ingrediente é famoso por favorecer a apresentação do produto final, ao contrário do que pensa a maioria das donas de casa, não basta acrescentar o emulsificante nas receitas para ter produtos “melhor acabados”. Sendo assim, saber como usar emulsificante da forma certa é chave para melhorar suas receitas.

Portanto, continue lendo e descubra como usar emulsificante da maneira correta e também veja quais são os principais benefícios desse ingrediente tão importante para bolos, sorvetes e outros doces caseiros.

Como usar emulsificante da forma correta em suas receitas?

O emulsificante deve ser acrescentado à receita enquanto se mistura a maior parte dos ingredientes secos e líquidos. Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme.

O uso do emulsificante na panificação tem como principal função incorporar ar às massas podendo aumentar o seu rendimento em até 30%. É importante ter em mente que a adição deste estabilizante também facilita a homogeneização dos ingredientes da receita.

Vale a pena lembrar que embora emulsificantes próprios para sorvetes possam ser utilizados em produções caseiras de pães e bolos, o contrário não se aplica. Emulsificantes específicos para a panificação possuem uma cor marrom clara e contam com matérias primas em sua composição, que interferem no sabor dos gelados comestíveis.

A quantidade para sorvetes e cremes é uma dosagem de 8 a 10 gramas por litro. E, tenha cuidado ao misturá-lo às suas receitas para não errar a mão, pois em pouca quantidade, pode deixar o sorvete pesado e duro. Já em porções maiores, deixa-o sem sabor e com aspecto de mousse, devido à grande concentração de ar incorporado à receita.

Quais são os benefícios do emulsificante para suas receitas?

Existem muitos benefícios que os emulsificantes podem trazer para suas receitas. Portanto, agora que você já sabe como usar emulsificante, é bom entender seus principais benefícios. Sendo eles os seguintes:

  • Proporciona maior validade de produtos, como pão e bolo;
  • Substituição parcial ou total da gordura da fórmula;
  • Melhora a distribuição da gordura utilizada;
  • Interage com o glúten, resultando em maior volume e melhor estrutura final do produto.

Onde comprar emulsificantes?

Geralmente é um produto de fácil acesso, sendo encontrado principalmente em lojas que vendem doces, balas, ou artigos para festas. Também pode ser vendido em grandes supermercados, e é possível comprar em sites especializados em vendas de produtos deste ramo.

Seu preço, no entanto, pode variar grandemente. Por isso, faça uma boa pesquisa antes de decidir qual comprar. Em geral, quem trabalha com isso pode comprar quantidades maiores por um preço em conta e lucrar em cima do custo benefício. Então sabendo como usar emulsificante, é bom pensar também em seus riscos e de onde ele vem.

Afinal, de onde vem o emulsificante? Ele é seguro?

Normalmente esse ingrediente pode ser de origem natural, como a clara de ovo que contém o fosfolipídio lectina, o qual estabiliza a emulsão de glicerol. Além disso, pode vir também de origem sintética, que são produzidos a partir de monoglicéridos de glicerol.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.
Portanto, é ideal usar emulsificantes sem que haja nenhum exagero. O mal uso pode levar a malefícios indesejados! Mas agora que você já sabe como usar emulsificante em suas receitas, comece a fazer bolos e sorvetes caseiros muito mais fofos, leves e macios, que todo mundo com certeza vai adorar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

um × 4 =