Você já teve um dente inflamado? Esse é um problema bucal muito comum e acaba sendo motivado, na maioria das vezes, pela ação de bactérias e microrganismos presentes na boca.
Elas por sua vez, podem acabar se desenvolvendo de uma forma desenfreada devido ao resto de alimentos nos dentes e a falta de uma higienização bucal adequada.
Sendo assim, esse problema pode causar dores de dentes intensas e acabar interferindo na vida do paciente de forma a ser necessário uma pausa de determinadas atividades da rotina, como por exemplo, o trabalho.
Além de muitas vezes, isso também pode atrapalhar o paciente a falar e se alimentar, o que pode levar a diversos outros problemas de saúde.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre inflamações de dente, bem como os principais sintomas e causas dessa inflamação e maneiras de evitar esse problema e de tratá-lo, caso essa já seja uma doença que atinja a sua saúde bucal.
Vale ressaltar que esses tratamentos podem ser realizados através de um plano odonto empresarial.
Conteúdo
Quais as principais causas do dente inflamado?
Em primeiro lugar, é importante saber que um dente inflamado, ou pulpite, nada mais é do que uma inflamação na polpa.
Sendo então a parte mais sensível da arcada dentária, onde está localizado os nervos e vasos sanguíneos, que por sua vez são atacadas por bactérias e microrganismos.
Dessa forma, uma das principais características dessa doença é justamente as dores intensas que ela pode causar. Uma vez que essa inflamação atinge justamente a parte mais sensível dos dentes.
Isso acontece devido a alguns fatores. Entre eles, o mais comum é a inflamação associada à exposição da dentina por casos de retração gengival (diminuição gengival) e, principalmente, pela evolução da cárie.
Uma vez que a cárie atinge os tecidos duros do dente, pode gerar também um quadro de inflamação pulpar, que pode ser tratada por meio de um plano odonto empresa, por exemplo.
Sendo assim, é possível afirmar que a maior causa por trás das cáries e retração gengival que acabam causando essa inflamação é justamente a falta de higiene bucal ou o acúmulo de restos de alimentos nos dentes.
Inclusive, isso pode piorar ainda mais em casos em que o paciente consome muitos alimentos ricos em açúcares.
Quais são os principais sintomas do dente inflamado?
Assim como já mencionado, a inflamação no dente pode ser muito dolorosa e incômoda para o paciente, entretanto, esse não é o único sintoma manifestado por essa doença.
Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais sintomas para que possa identificar os sinais e procurar um convênio odontológico empresarial para possíveis tratamentos, como por exemplo:
- Fortes dores nos dentes, maxilares ou pescoço;
- Dente com coloração escura;
- Vermelhidão;
- Febre;
- Inchaço na bochecha;
- Sensibilidade nos dentes – percebida principalmente a estímulos;
- Sensibilidade causada por pressão;
- Dores de cabeça;
- Boca amarga,
- Halitose (mau hálito);
- Inchaço dos gânglios (linfonodos) no pescoço.
Uma vez que sinta um ou mais sintomas, é importante buscar por um dentista especializado, já que só ele poderá indicar os remédios para o alívio desses sinais.
Vale lembrar que é possível se consultar com um dentista de um jeito facilitado através de um plano de saúde odontológico.
O que fazer quando estiver com o dente inflamado?
A primeira atitude e a única viável em casos de inflamação do dente é buscar se consultar com um profissional dentista para solicitar a avaliação.
É importante procurar um dentista de urgência e emergência 24 horas caso as dores e os sintomas sejam intensos.
Dessa forma, o profissional poderá solicitar exames para comprovar o diagnóstico, além de conseguir avaliar e indicar os melhores tratamentos, tudo de acordo com as peculiaridades de cada ocasião.
Caso não tenha nenhum plano dentário e precise se consultar de forma particular, basta pesquisar sobre dentista preços e solicitar orçamentos.
Quais as formas de prevenção de dente inflamado?
De acordo com as informações anteriores, é possível atestar que a maior causa de inflamação nos dentes é justamente a falta de higiene bucal ou ausência de uma limpeza adequada.
Sendo assim, é preciso reforçar essa higienização para garantir a prevenção dessa inflamação.
Ou seja, isso significa prezar por uma rotina de escovação, usando sempre o fio dental e buscando escovar os dentes após todas as refeições, no mínimo três vezes ao dia, com movimentos circulares e leves para evitar o desgaste do esmalte dentário.
Além de uma boa higienização, outros pontos como uma melhor alimentação e acompanhamentos com o dentista a cada seis meses podem garantir que essa infecção fique bem longe de sua boca.
Com tudo isso, você poderá ter um belo sorriso e muita qualidade de vida.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.