E-commerce de nicho: como atrair o público certeiro para o seu negócio

Produtos especializados em um nicho podem parecer mais desafiador de conseguir atrair público, porém pode ser mais fácil de fidelizá-lo

A expansão da internet tem aumentado também os desejos das pessoas, e as escolhas têm se tornado mais diversificadas para os clientes diante de tantos sites e produtos.

No entanto, outra área que está em expansão são os micro e pequenos empreendedores, e muitos se perguntam como atrair mais visitantes para o site de seu negócio, especialmente não tendo grandes recursos, como empresas multinacionais.

Por mais desafiador que pareça, um público específico é mais fácil de fidelizar do que um grupo geral, principalmente se a empresa tem diferenciais para se destacar. Confira algumas dicas do que fazer para atrair os clientes certos e fidelizá-los.

Pesquise o mercado

A primeira coisa que se deve fazer antes de abrir uma empresa é olhar para o mercado e avaliar se tem demanda, se tem alguma necessidade a ser saciada, além de conhecer o público-alvo e descobrir tudo o que puder sobre ele: o que procuram, o que valorizam, o que esperam de uma empresa e o que os atrai nas compras. Dessa forma, você terá as primeiras informações de que precisa para elaborar um planejamento.

Defina uma persona

Parte desse planejamento envolve a criação de uma persona, um perfil detalhado do seu público-alvo. Pense: ‘qual é o meu cliente ideal?’. Porém, a criação não pode ser inventada, ela deve ser criada com base na pesquisa de mercado, com base no que a pessoa gosta de comer, ouvir, como é a rotina, os lugares que gosta de frequentar etc. Tendo essas respostas, é possível trabalhar em um plano de comunicação dirigida.

Faça um planejamento de  comunicação dirigida

A comunicação é crucial para um negócio. É a principal maneira que a empresa tem para se relacionar com o cliente, além de falar um pouco mais sobre ela e atraí-lo por meio de ações, promoções e outros atrativos.

Porém, quando se trata de um negócio de nicho, é necessário que seja uma comunicação dirigida para um determinado público. Por isso, é importante definir a persona, para saber onde agir, quais mídias usar, qual abordagem usar e, assim, realizar ações de comunicação. Se optar por investir dinheiro em impulsionamento, é necessário que ele seja direcionado para as características do seu público-alvo.

Utilize microinfluenciadores

Usar formadores de opinião para recomendar os produtos de uma marca é muito positivo. Isso porque aproxima da sua marca o público que se identifica com aquele influenciador. Porém, um influenciador, além de ser contratado por um valor maior, nem sempre passa a credibilidade esperada. Por isso, uma tendência do mercado é usar microinfluenciadores que conseguem chegar onde grandes influenciadores não conseguem. Além disso, é uma forma de atingir comunidades específicas que falam sobre determinado assunto.

Procure comunidades

Com as mídias sociais, as pessoas conseguem criar comunidades de pessoas que gostam de algo específico. Falar com as comunidades específicas pode ajudar a atingir as pessoas certas para aumentar a sua carteira de clientes e fidelizá-los. Mais do que publicidade, é preciso mostrar uma preocupação real sobre o assunto. Assim, fale sobre assuntos de valor relacionados ao seu produto ou àquela comunidade.

SEO

Uma estratégia que pode dar autoridade e relevância para o seu negócio é trabalhar o SEO do seu site. Trata-se de uma estratégia que utiliza otimizações e palavras-chave para ranquear sua página no Google, para que, assim, a ferramenta indique seu site no caso de alguma pesquisa relacionada ao assunto. No entanto, é uma estratégia que leva tempo, uma vez que procura resultados orgânicos (não pagos).

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