Descubra o que é SEO, CRO e como aprendê-las pode aumentar o faturamento do seu ecommerce

Descubra o que é SEO, CRO e como aprendê-las pode aumentar o faturamento do seu ecommerce

Com a pandemia da COVID-19 todo empreendedor teve que colocar o seu negócio na internet. Acontece que estar na internet pode não ser tão fácil quanto parece, e os empreendedores podem ficar perdidos ao ver uma quantidade grande de termos que não conhecia.

Nesse post vamos falar de duas dessas siglas, no caso SEO e CRO. Acompanhe nosso artigo:

O que é SEO?

SEO são técnicas aplicadas em sites e blogs para melhorar o posicionamento de páginas em buscadores, em especial o Google.

Ou seja, de forma resumida, o objetivo de aplicar SEO é ajudar o Google a descobrir do que o seu site fala, para recomendar o seu conteúdo de forma gratuita.

Para conseguir entender melhor o que é SEO, imagine que você vá fazer alguma pesquisa. O Google para te entregar o resultado vai em busca de páginas que falem sobre isso. Mas para conseguir entregar realmente o que você procura ele começa a filtrar vendo se a palavra-chave foi escrita muitas vezes, se o site é confiável ou não, e se existem muitos links externos levando até essa página.

Com esses filtros, o Google forma uma pontuação da página recomendando nas primeiras posições as com uma nota mais alta. Tudo isso acontece em menos de 1 segundo, sendo mais exato em 0,5.

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A importância de SEO

A cada dia que passa com mais anunciantes na internet, os preços para anunciar ficam cada vez mais caros, alcançando menos gente com o mesmo orçamento. SEO é uma das formas de conseguir atrair tráfego sem gastar 1 real trazendo bons resultados a longo prazo. 

Entendendo na prática o que é SEO

Quando falamos de otimizar o site para receber visitas orgânicas, fica meio vago já que não tem algo que vá aumentar com toda certeza a pontuação do site. Mas aqui vai algumas dicas para você começar a indicar pro Google que o seu site é bom e merece atenção:

  • Comece pela palavra chave: A primeira coisa que você deve fazer quando está construindo uma estratégia de SEO é tentar entender o comportamento das pessoas. Por exemplo, o que as pessoas buscam e qual o objetivo delas com essa busca. Se existe alguma palavra-chave que não é tão busca e consequentemente tem menos concorrentes.
  • Qualidade de conteúdo: Para conseguir ter uma página bem ranqueada, é necessário que o conteúdo seja grande e relevante. Para o Google entender que o conteúdo é relevante, utilizar links para referências externas pode ser benéfico, e ser de grande ajuda  para o SEO.
  • Escaneabilidade: Esse é um conceito que define se o texto apresenta uma leitural fluida é fácil. Um texto escaneável, é aquele onde você consegue extrair as informações de um jeito simples. Esse conceito é importante porque melhora a experiência do usuário, coisa que o Google está sempre preocupado e lembra na hora de ranquear os resultados.
  • Nossa última dica para você colocar SEO em prática no seu negócio, é se preocupar com o design responsivo do seu site. Design responsivo é aquele que se adequa ao dispositivo onde está sendo acessado. No caso do Google, eles utilizam a versão mobile para indexação e ranqueamento dos sites.

O que é CRO?

Se o papel do SEO é otimizar para aparecer nos mecanismos de buscas, a função do CRO é otimização para conversão. Enquanto o SEO foca em trazer mais tráfego, o CRO foca em transformar esse tráfego em clientes.

Importante dizer que quando falamos em conversão, não estamos falando de somente converter em vendas. Pode ser uma otimização para conseguir mais cadastros no site ou até mesmo um clique em um banner.

Aplicando CRO na prática

  1. Colete dados: Use ferramentas como Google Analytics e Hotjar para identificar onde os usuários mais clicam e permaneceram mais tempo. O objetivo aqui é tentar compreender como está sendo a experiência de quem acessa o site.
  2. Hora de testar: Após estudar como os usuários se comportam no seu site, pense em pequenas mudanças. Pode ser o tamanho de um botão, a imagem de uma página. O importante é mudar pouca coisa, para conseguir identificar o que de fato trouxe mais ou menos resultado.
  3. Monitorar os resultados: Nada no marketing é permanente, por isso sempre é bom ficar de olho nas estatísticas das páginas e observar se é hora de fazer uma nova mudança.

Como o SEO e CRO vai ajudar o seu ecommerce a crescer?

Estamos chegando ao final do artigo, mas antes de finalizar é hora de explicar como o SEO e CRO podem ajudar a aumentar o seu faturamento. 

Bom, segundo o especialista na área de marketing digital Isael Oliveira, a cada dia que passa o valor para anunciar na internet fica maior, visto que tem muito mais negócios anunciando.

Com anúncios mais caros, para de fato conseguir ter algum retorno é preciso ou de aumentar o preço, o que pode tornar o e-commerce menos competitivo, ou focar em aumentar a conversão e conseguir tráfego sem custo. 

E foi por esse motivo que resolvemos falar nesse artigo de SEO e CRO.

E então, tinha a ideia da importância das duas áreas?

Compartilhe abaixo sua opinião 🙂

Fonte: https://www.nortcriativo.com.br/lojas-virtuais-e-commerce-venda-online/

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