Entenda quando usar óculos de proteção na enfermagem

Normalmente, quando as pessoas falam em equipamentos para a enfermagem, elas não falam de óculos. Contudo, saber quando usar óculos de proteção na enfermagem é fundamental para que esses profissionais não se exponham a diversos tipos de micro-organismos.

quando usar óculos de proteção na enfermagem
quando usar óculos de proteção na enfermagem

Estar em qualquer hospital já coloca os enfermeiros naturalmente em contato com muitas coisas que podem contaminá-los, desde um simples fungo até uma bactéria muito perigosa. 

Portanto, aprender quando usar óculos de proteção na enfermagem faz com que esses profissionais fiquem seguros, permitindo que eles consigam trabalhar e ajudar ainda mais pacientes.

De forma geral, aprende-se quando usar óculos de proteção na enfermagem durante a formação profissional. Mesmo assim, aqui estão algumas informações a respeito de como se proteger!

Por que é preciso aprender quando usar óculos de proteção na enfermagem?

É bastante difícil ver os profissionais da Enfermagem sem luvas ou sem máscara: esses aparatos são usados para que eles não se contaminem com vírus e com bactérias que possam estar nos pacientes.

Afinal, é preciso que esses profissionais estejam em plenas condições para que eles consigam tratar quem chega aos hospitais.

No entanto, aprender quando usar óculos de proteção na enfermagem também é primordial para a saúde porque é possível se contaminar pelos olhos!

O coronavírus, por exemplo, pode sim entrar no organismo por meio dos olhos, sendo recomendado que não se coloque a mão nos olhos quando elas não estão higienizadas. Sendo assim, é mais uma razão pela qual os óculos de proteção devem ser usados.

Além de esses vírus e bactérias poderem chegar aos enfermeiros os contaminar por meio dos olhos, não se pode esquecer de que muitos, infelizmente, podem colocar a mão nos olhos acidentalmente e, com a presença de óculos, isso fica mais difícil.

Quais são as circunstâncias nas quais se tem de usar óculos de proteção?

De maneira geral, esses óculos são indicados sempre que os enfermeiros estão em uma situação na qual pode espirrar compostos orgânicos em seu rosto.

Se o paciente tem uma ferida que está sendo tratada, por exemplo, é possível que algo respingue em seu rosto e os óculos são fundamentais. 

Em uma cirurgia, por exemplo, é mais um contexto no qual se deve sempre estar com óculos de proteção. Isso porque não é difícil que alguma artéria se rompa e faça com que sangue contaminado acabe parando no rosto do enfermeiro.

Se for preciso que o profissional se debruce muito perto do paciente, também se faz necessário usar os óculos de proteção.

É o hospital que tem de fornecê-lo!

Além de aprender quando usar óculos de proteção na enfermagem, é preciso que os enfermeiros aprendam que não são eles que têm de providenciar esse equipamento!

Afinal, por se tratar de um equipamento de proteção individual para o trabalho, é o empregador que tem a obrigação de proporcioná-lo. 

Sabendo que existem sim muitos hospitais que não concedem os óculos de proteção aos enfermeiros, uma boa saída é fazer uma reclamação ao Conselho Regional de Enfermagem para que se faça a devida cobrança desses equipamentos. 

É preciso fazer a higienização desses óculos?

É importante deixar claro que os enfermeiros não precisam aprender como fazer a higienização desses óculos porque eles são descartáveis!

Dessa maneira, os enfermeiros que acabaram o procedimento, como a cirurgia ou o curativo, podem fazer o seu descarte, devendo ter a certeza de que aprender quando usar óculos de proteção na enfermagem não tem nenhuma relação com como aprender a limpá-los. 

Inclusive, quando o hospital solicitar que o profissional faça essa reutilização, é mais uma situação que deve ser reportada ao Conselho Regional de Enfermagem.

Vale a pena sempre usar esses óculos!

Os óculos de proteção devem, sim, ser usados sempre que se tiver um risco de contaminação porque, mesmo que alguns menosprezem determinados perigos, o fato é que uma contaminação pode causar muitos problemas.

É claro que tudo o que o enfermeiro deseja é poder realizar os seus plantões e ajudar os pacientes sem se preocupar com a sua própria condição.

Inclusive, uma preocupação que muitos dos enfermeiros têm é em não contaminar a sua própria casa e família e isso fica bem mais difícil quando se usa os óculos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

12 − 3 =