Aluguel de ferramentas: Veja 5 dicas para operar com eficiência equipamentos elétricos

O aluguel de ferramentas é uma modalidade de serviço que traz uma série de vantagens. Isto tanto para o gestor e para os trabalhadores que fazem uso desses equipamentos.

A locação de ferramentas pode ser feita para os mais diversos tipos de obras e necessidades diversas. Principalmente para os setores da construção civil e da indústria. 

Nesse artigo você vai conhecer cinco dicas para operar com eficiência ferramentas elétricas de funções diversificadas nas etapas do empreendimento.

São recomendações importantes para que o trabalho seja efetuado com eficiência. 

Aluguel de ferramentas elétricas

Elas garantem que os trabalhadores não façam esforços físicos significativos. E, ao mesmo tempo, asseguram uma elevada produtividade durante a execução das tarefas do dia-a-dia. 

  1. Leia com atenção todos os pontos do manual de instruções 

O manual de instruções deve ser lido com muita atenção pela pessoa que está realizando o aluguel de ferramentas elétricas.

Esse documento contém informações muito importantes que guiam para a utilização adequada da ferramenta.

Isto inclui suas características de uso, voltagem, precauções a serem tomadas e orientações para o uso correto, dentre outros pontos. 

Nesse sentido, também é importante obter informações com a empresa locatária. Repasse os funcionários essas precauções durante a operação dos equipamentos. 

  1. Não esqueça dos EPIs ao contratar o aluguel de ferramentas

Todas as empresas sérias exigem que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sejam utilizados do jeito adequado.

Isto dentro das normas específicas da legislação atual que visam garantir a segurança dos trabalhadores. Esses equipamentos protegem contra eventuais acidentes durante a operação de equipamentos e trabalho em altura, por exemplo. 

Entre os principais tipos de EPIs exigidos para a atuação dos trabalhadores no cotidiano estão: 

  • calçados de segurança; 
  • óculos de proteção;
  • luvas;
  • capacetes;

São itens que favorecem a condição de segurança dos trabalhadores. Eles proporcionam mais tranquilidade durante o cumprimento das atividades. 

  1. Selecione sempre a ferramenta mais condizente para cada tipo de serviço

Uma das questões fundamentais durante a locação de ferramentas é sempre prestar atenção no modo correto de utilização desses tipos de equipamentos.

Não aplique de modo improvisado as ferramentas em outras funções. Isso reduz a vida útil do objeto. E claro, coloca em risco a saúde do trabalhador que opera esse tipo de equipamento. 

O uso indevido de ferramentas pode trazer problemas inclusive para a reivindicação da sua garantia no caso de problemas.   

  1. Não use o cabo para puxar itens do aluguel de ferramentas 

Essa é uma prática que ocorre em casos de falta de atenção. Ela deve ser evitada para não prejudicar o uso de sua ferramenta elétrica.

Mesmo que possa parecer óbvio, muitos trabalhadores acabam levando as ferramentas elétricas com os próprios cabos. Isto reduz a vida útil das ferramentas. 

Veja constantemente o estado dos cabos para monitorar avarias, prevenindo a ocorrência de curtos circuitos e até choques elétricos. 

  1. Não use acessórios ou roupas folgadas que possam atrapalhar o andamento do trabalho 

A utilização de acessórios como anéis, corrente ou brincos pode interferir no manuseio de ferramentas elétricas de todos os tipos.

Esses adornos podem se enroscar no motor do dispositivo e gerar acidentes ou falhas críticas no equipamento. 

A Aluga Máquinas Sul oferece os melhores equipamentos elétricos para locação 

A locação de ferramentas elétricas por meio dos serviços da Aluga Máquinas Sul é uma opção extremamente viável.

A empresa traz uma série de benefícios para o gestor, os funcionários e para o andamento da obra em geral. 

Isso ocorre por conta da alta qualidade e nível de modernização dos equipamentos, que traz velocidade para o ritmo da obra, mais produtividade e menor esforço dos trabalhadores para uma série de tarefas mais exaustivas do ambiente de trabalho. 

Conte com a Aluga Máquinas Sul. Tenha a sua disposição uma empresa de referência no ramo de locação de ferramentas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

sete + dois =