Destaques da CES 2022 na Feira de Tecnologia

O evento traz as principais novidades de ramos como automobilismo, robótica e eletrônicos.

No início de janeiro, ocorreu a CES 2022, a principal feira de eletrônicos e tecnologias do mundo. O evento é um momento em que as marcas de todo o mundo mostram suas principais novidades para os próximos anos, além de conceitos do que pode ditar as próximas tendências da indústria.

A edição deste ano trouxe novidades em produtos como televisão, notebooks e carros. Conheça um pouco mais sobre alguns dos principais destaques que chamaram a atenção na feira.

Destaques da CES 2022 na Feira de Tecnologia

Carro que muda de cor

Um dos anúncios que mais chamou a atenção na CES 2022 foi feito pela montadora de carros BMW, que apresentou o BMW iX Flow. O principal diferencial desse protótipo de SUV elétrico é sua “tinta eletrônica”, que permite alterar a pintura do veículo por meio do uso de corrente elétrica.

A tecnologia utilizada segue o mesmo princípio do E Ink, que faz parte de dispositivos como o relógio Pebble e do Kindle, sendo acionado por um único botão. A montadora informa que o SUV tem “milhões de microcápsulas com diâmetro equivalentes à espessura de um fio de cabelo humano” que se combinam formando diferentes tonalidades. No protótipo, as tonalidades disponíveis eram branca, preta e cinza.

Apesar de ter apresentado a novidade na feira, a BMW ainda está desenvolvendo o projeto, não havendo previsão para que a funcionalidade esteja disponível no mercado.

Carro sem volante

Outro projeto que chamou a atenção foi apresentado pela Cadillac, montadora de carros de luxo. O Cadillac InnerSpace Concept é um automóvel 100% autônomo, não possuindo nem mesmo volante. A ideia é que os passageiros aproveitem o trajeto para relaxar, sem se preocupar com o trânsito.

Por isso a montadora investiu tanto no conforto do veículo. As poltronas podem ser usadas como sofá, sendo que o carro ainda tem uma tela curva e até mesmo descanso para os pés. Uma verdadeira sala de estar sobre quatro rodas.

Notebook com tela OLED dobrável

No setor de eletrônicos, a Asus apresentou o Zenbook 17 Fold OLED. Trata-se de um notebook que permite dobrar a tela de 17 polegadas, deixando-a com um tamanho de um modelo de 12,5”. Ele ainda vem equipado com um teclado Bluetooth que pode ser usado na dobra inferior, transformando o modelo em um notebook compacto.

A novidade deve ser lançada ainda este ano, mas os interessados devem estar preparados, já que o modelo deve ser vendido como um dos produtos top de linha da Asus.

TV com tela curva

Exemplos de televisões com tela curva já haviam aparecido em outras edições do CES, como protótipos feitos pela LG. Porém, neste ano, a Samsung apresentou um modelo que deve ser lançado comercialmente no futuro: o Odyssey Ark, que tem 55 polegadas e resolução 4K.

O seu design curvo é prático e funciona tanto na vertical quanto na horizontal. Ele funciona como se fosse quatro monitores juntos, oferecendo ao espectador uma experiência imersiva e totalmente nova sobre assistir à TV.

Solução para acessibilidade

A OrCam apresentou uma novidade para acessibilidade que pode ajudar bastante pessoas com deficiência visual. O MyEye Pro é um gadget que fica preso em óculos por meio de imãs e transcreve, em áudio, tudo o que está à sua frente.

Dessa forma, ele realiza reconhecimento de objetos e pessoas, dá instruções de direção e é capaz de ler letreiros, livros, jornais e revistas.

Robôs garçons

A CES sempre foi palco para a apresentação de diversos tipos de robôs, mostrando o avanço da indústria na área de robótica. Muitos deles tinham aparência humana, mas, na edição deste ano, a Bear Robotics trouxe o Servi One, um exemplo mais prático.

Ele flutuava entre os diferentes stands, oferecendo comidas como sushi e hambúrgueres aos convidados. Em tempos de isolamento social, esse tipo de solução mostra uma possível alternativa para eventos dessa natureza no futuro.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*