É normal bebês terem mau hálito? Entenda as 5 causas

Você tem um filho ou conhece uma criança que quando se aproxima, a halitose chame atenção? É possível que seja portador do mau hálito.

Quando isso acontece, existem duas possibilidades: ou ele não está conseguindo escovar os dentes como deveria, ou está com alguns problemas na sua saúde geral.

Esses problemas na saúde geral podem ser bem variados, por exemplo, ele pode ter uma cárie ainda que esteja numa cavidade pequena, mas seja propícia para a junção de alimentos e isso faz com que a criança desenvolva o mau hálito.

Apesar de todas essas questões, é possível realizar tratamentos e prevenções, seja por meio de uma higienização em casa, ou até mesmo por questões ortodônticas.

De forma técnica, para o que é chamado de halitose podem existir outras causas que influenciam no aparecimento dessa situação desagradável no bebê. 

Quais são as principais causas da halitose no bebê?

Por muitas das vezes, o mau hálito no bebê acontece por um motivo de alguma infecção presente na boca, como:

  • Respirar pela boca;
  • Abscessos;
  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Boca seca.

Todas essas, podem causar mau hálito em crianças de qualquer idade, Vale ficar de olho para ter certeza de que seu filho não está com uma dessas condições.

Além das infecções, a boca seca também pode ser a principal colaboradora. Crianças alérgicas, geralmente ficam com o nariz entupido e acabam dormindo de boca aberta, e isso faz com que a saliva deixe de remover as bactérias, levando consequentemente a causa do mau hálito.

Essa falta de remoção de bactérias, poderá gerar a cárie além de danificar a cor do esmalte do dente, fazendo com que ele fique amarelado.

Dependendo da situação e da idade da criança, em alguns casos é possível fazer o tratamento por meio de uma lente de contato dental.

A utilização de medicamentos também pode influenciar?

Existem crianças que fazem uso de medicamentos frequentes por algum motivo, e esses remédios se decompõem no organismo, de uma forma que podem liberar substâncias químicas que causam mau odor. Além dos maus hábitos de sucção.

As sucções durante a infância também podem influenciar, como chupar dedo ou até mesmo chupeta. Ambos fazem com que possam causar mau cheiro e passar para a boca por conta da exposição contínua de saliva e bactérias.

No caso das chupetas, elas podem ter resíduos de alimentos, o que dificulta um cheiro agradável.

Além disso, as chupetas também podem causar o entortamento dos dentes, fazendo com que a criança tenha dificuldade de realizar a higienização. Nessa situação, é importante iniciar um tratamento por meio da ortodontia invisível para que os dentes fiquem aliados evitando acúmulo de bactérias.

Assim como para os adultos, as crianças que comem bastante cebola e alho, por exemplo, perdem o frescor do hálito enquanto esses alimentos estão sendo processados.

Por isso, é muito importante que a higienização seja extremamente adequada de qualidade, e é muito comum que as crianças possuam dificuldade na higienização.

Vale ressaltar que nessa questão, é importante que a criança inicie o tratamento por meio do aparelho dental invisível.

Quais são os principais métodos para tratar o mau hálito?

Para evitar o problema, é importante fazer a limpeza da boca do bebê apenas com uma gaze ou um pano com água, caso ele ainda não tenha dentes. Se forem crianças maiores, é importante optar sempre por pastas infantis com flor, troque a escova de 3 em 3 meses e passe o fio dental.

Em caso da utilização da chupeta, faça a esterilização dela com água fervente e lave as mãos do bebê sempre com sabonete.

Por que a higienização é importante?

É muito importante que a higienização esteja sempre em dia, porque dependendo da causa das infecções ocasionadas pela má higienização, poderão levar a perda de dentes precoce fazendo com que a criança tenha que utilizar uma prótese dentária.

O mau hálito pode ter várias causas e muitas delas estão ligadas à saúde do seu filho, seja por uma suspeita de alergia, de fluxo ou de infecções na boca, por isso, é necessário criar uma rotina de higiene e acompanhamento médico.

É de extrema importância instruí-lo para que ele possa realizar uma boa escovação, ou dependendo da idade, os responsáveis deverão fazer para a criança.

Para tratar pode ser feita a higienização da boca do bebê, e principalmente realizando uma boa escovação. Em alguns casos poderão até mesmo ser feitos pela faceta em resina.

O primeiro passo, é ir ao dentista, mas caso ele não acha o motivo para o mau hálito, vale a pena passar com o pediatra para investigar a condição mais a fundo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

cinco + dezoito =