Como aumentar a produtividade e conquistar mais clientes no meio digital

Quando se fala de internet, especificamente de marketing e e-commerce ou startups, o principal ponto a ser aprimorado pelas empresas que entram na concorrência por maior engajamento é justamente conquistar mais clientes.

Independentemente se estamos nos referindo aos meios digitais ou físicos, o cliente é rei e deve ser reconhecido, conquistado e fidelizado, desta forma assegurando que o comércio digital ou startup continue crescendo de forma exponencial. A produtividade acaba tendo um papel relevante no engajamento e organização.

Quer saber mais sobre como aumentar a produtividade e engajamento nos meios digitais? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é a produtividade no marketing?

Antes de começar a discutir as principais estratégias para promover um maior engajamento, é necessário compreender o que é a produtividade para o marketing.

Parte importante da gestão de startups e empreendedorismo digital, a produtividade dentro do marketing acaba não somente se referindo à produção de conteúdos, mas sim todo o núcleo de habilidades em equipe para a execução eficiente de tarefas, qualitativamente, quantitativamente e dentro dos prazos estipulados.

Ou seja, a produtividade se torna tudo aquilo que envolve o processo de marketing, desde a estratégia inicial, passando pela produção, o processo de medição da performance e notação do conhecimento gerado para o público e aos profissionais.

No antro digital, a produtividade criou um aspecto muito maior do que o conhecido anteriormente. Agora, um profissional produtivo não é somente aquele com maior capacidade para execução, mas também aquele com capacidade para atingir os níveis exigidos pelo cliente de qualidade, gerando valor.

Tais qualidades são bastante pontuadas em um curso de desenvolvimento e gestão de startups.

Como atrair mais clientes e engajá-los no meio digital?

Conquistar o cliente e fidelizá-lo através de conteúdos e produtos são aspectos chave do marketing digital.

O aumento considerável da visibilidade através de mecanismos pode ser uma forma de expandir a rede de clientes, mas deve-se começar pelo simples: sua rede de contatos, conseguidos com o famoso networking.

Uma das principais referências (e vantagens) do marketing está justamente na divulgação boca-a-boca, isto é, feita durante conversas, apresentando os benefícios para quem já te conhece e confia nos seus serviços, ou critérios.

A visibilidade surge conforme a base inicial de clientes é estabelecida e começa a fazer divulgações de involuntariamente.

O investimento em marketing de conteúdo também é uma necessidade. Com imagens e textos apropriados e criados utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), qualquer negócio passa a rankear no Google, atraindo mais leads e, consequentemente, clientes a serem fidelizados.

O rankeamento no Google é um ponto inevitável quando se discute visibilidade nas plataformas digitais.

Se uma instituição oferece faculdade de vendas e marketing, logo precisa atrair interessados e pesquisas apontam que mesmo se tratando de educação, poucos internautas acessam ou consomem produtos encontrados depois da terceira página.

Assim, para rankear nas ferramentas de pesquisa é necessário:

  • Estar presente nas redes sociais;
  • Saber a linguagem certa para se comunicar com o cliente;
  • Produzir conteúdos que respondam às necessidades desse cliente;
  • Aprimorar o contato entre a empresa e o cliente.

Uma equipe de social media e especialistas em SEO auxiliam no crescimento da reputação e visibilidade, mas elas não conseguem desempenhar as próprias funções sem organização e estratégias para promoção da produtividade.

4 estratégias para aprimorar a produtividade e organizar a rotina

A organização e a produtividade andam lado a lado para os profissionais designados a cuidar do marketing digital.

Seja para uma faculdade de vendas ou uma empresa que venda CRM, quando tudo está em ordem, fica mais fácil visualizar o todo e, assim, continuar atuando de forma vantajosa à empresa.

Conheça 4 técnicas para aprimorar a produtividade através da organização da rotina:

Mantenha calendários com reuniões e tarefas

Um dos principais pontos para uma organização eficiente está justamente na visualização direta dos compromissos e tarefas.

A produtividade depende da forma como o profissional organiza e divide o próprio cotidiano de trabalho, assim tornando possível encaixar todas as tarefas (ou a maior parte delas) no período laboral.

Calendários coletivos com tarefas da equipe e individuais para reuniões a afazeres pessoais são de grande auxílio.

Pense no processo e nos detalhes

Não tem como uma equipe de gestão comercial ead alcançar o todo sem visualizar os pormenores. Pensando desta forma, toda tarefa se torna um detalhe no que seria um projeto completo.

Por isso, o profissional responsável pelo marketing digital deve sempre pensar em cada processo através dos detalhes.

Se um projeto possui 3 etapas (estratégia, produção e apresentação), quem está por trás dele deve ver pontos específicos de cada um, assim evitando retrabalho após a conclusão.

Promova o compartilhamento de ideias e temas

Junto ao calendário coletivo, uma outra estratégia válida é justamente a de compartilhamento de ideias e temas para publicações, imagens, etc.

Uma equipe que lida com redes sociais ou geração de conteúdo trabalha com criatividade, mas ideias de colegas acabam sendo bem-vindas.

Duas mentes pensam muito mais do que somente uma, quando se trata de temas e sugestões para postagens e produções essa pode ser uma forma útil de se pensar.

Em um bloco de notas ou aplicativo específico (Trello, Notion ou planilhas) é possível anotar diferentes ideias que podem ser convenientes para toda uma equipe.

Organize tudo que já foi feito

Por último, mas não menos importante, está a organização dos projetos e conteúdos anteriores. Parte de evitar o retrabalho inclui não reproduzir os mesmos erros ou ideias, por isso uma equipe organizada acaba sendo mais produtiva.

Crie pastas e listas com tudo que já foi produzido, anotando em detalhes para que os próximos projetos e ações se desvencilhem ou sejam diferentes de tudo já feito.

Através da organização, a produtividade e aumento do engajamento de clientes acaba sendo muito mais simples e fácil.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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